7 benefícios do pasteurizador de leite para bezerras

Compartilhe

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 35 bilhões de litros por ano. A produção está em 98% dos municípios, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades. Os estados do Sul mantêm a liderança, com participação de 33,8% da produção, seguidos pelo Sudeste, com 33,6%.

Acompanhando a produção, o Brasil abriga um dos maiores rebanhos leiteiros produtivos e comerciais do mundo, com mais de 16 milhões de cabeças.

Muitas pessoas atuam nessa cadeia produtiva. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o setor emprega aproximadamente 4 milhões de pessoas.

O país conta com mais de um milhão de propriedades produtoras de leite e derivados. Porém, projeções da Secretaria de Política Agrícola estimam que, para 2030, irão permanecer os produtores mais eficientes. Por isso, o uso de tecnologias é fundamental para quem quer permanecer na atividade.

Nos últimos anos, tem-se observado um movimento de adoção de tecnologias pelo segmento, além da busca constante por economia e ganhos de produtividade e competitividade.

Apesar dos esforços, muitos produtores têm deixado a produção de leite devido aos altos custos. Na criação de bezerras, por exemplo, estima-se que o custo total com alimentação é de 70%. O principal alimento na fase de aleitamento é o leite e esse período dura em torno de 30 dias.

Para reduzir o impacto econômico, uma alternativa é usar o leite de descarte para o aleitamento das bezerras. Esse leite é impróprio para consumo humano, pois contém leite de transição, colostro de baixa qualidade e leite de vacas com mastite.

Mas então, dá pra usar o leite de descarte para o trato de animais? Se o leite for tratado, sim, pode ser usado para essa finalidade. O tratamento é simples e é um procedimento conhecido pelos produtores: ele precisa ser pasteurizado.

Para isso, o produtor precisa de um pasteurizador de leite para bezerras. Abaixo, listamos 7 benefícios de utilizar esse equipamento nas propriedades rurais.

  1. Reaproveitamento do leite de descarte

O primeiro benefício é justamente aproveitar o leite que seria jogado fora para alimentar as bezerras. O pasteurizador de leite para bezerras tem por finalidade aquecer o leite e, posteriormente, resfriar até a temperatura de trato, pasteurizando-o e garantindo qualidade e segurança. Com a pasteurização, a proliferação bacteriana e de agentes patógenos causadores de doenças é eliminado, deixando o leite adequado para alimentar os animais.

  1. Redução do uso de medicamentos

Ao fornecer uma alimentação de qualidade aos animais, há uma melhora da imunidade. Isso reflete na menor incidência de diarreias e outras doenças, o que reduz a utilização de medicamentos.

  1. Redução de custos

Já comentamos antes que o custo com a alimentação dos animais tem o maior impacto econômico da produção. Além disso, é proibida a comercialização do leite de descarte, por ser impróprio para consumo humano. Ao aproveitar esse leite para o trato das bezerras, o produtor ganha duas vezes: além de não jogar fora o leite, diminui o custo da nutrição ao reduzir ou não utilizar o leite integral ou leite em pó.

  1. Ganho de peso, saúde e bem-estar dos animais

Animais que recebem alimentação adequada têm mais resistência a doenças e, consequentemente, menor mortalidade. A nutrição adequada contribui para o ganho de peso, para a saúde e bem-estar das bezerras, aspectos cada vez mais levados em consideração pelos consumidores.

  1. Melhor desempenho dos animais no futuro

A nutrição dos animais é um fator determinante para a melhoria da produtividade. É nos primeiros meses de vida de uma bezerra que começa a se formar a estrutura de produção de leite no corpo do animal. A alimentação de qualidade favorece o desenvolvimento da glândula mamária que, aliada à saúde e imunidade do animal, terá impacto na produção de leite no futuro. A adoção de boas práticas de alimentação é fundamental porque reflete na qualidade e na quantidade de leite que será produzido pela vaca.

  1. Rápido retorno do investimento

O pasteurizador de leite para bezerras é uma ótima oportunidade para melhorar a renda das propriedades rurais, mas alguns detalhes precisam ser observados para ter o retorno esperado. Um deles é a indicação do equipamento, ou seja, sua utilização é apropriada para produtores com mais de 15 bezerras. Além de ter um rápido retorno do investimento, você pode usar o equipamento para outras atividades dentro da propriedade. Uma delas é servir como um silo para a estocagem do leite que será utilizado na alimentação das bezerras.

  1. Cuidado com o meio ambiente

Como você já sabe, o leite de descarte é impróprio para consumo humano e também não pode ser descartado no ambiente. Ao pasteurizar e destinar esse leite para a alimentação de bezerras, você também contribui com os cuidados com o meio ambiente.

Economize você também

Ainda há debates e pesquisas sobre o uso do leite de descarte para a alimentação de bezerras, mas ele não deve ser desconsiderado quando há possibilidade de pasteurização e correção do teor de sólidos. O pasteurizador de leite para bezerras tem papel fundamental nesse processo: o equipamento pasteuriza o leite, aquece para ficar na temperatura ideal para o trato dos animais e serve também como depósito do leite destinado para esta finalidade.

Ao ser utilizado, evita desperdícios, garante a segurança alimentar dos animais e proporciona melhoria na rentabilidade das propriedades produtoras de leite e derivados.

Se você quer conhecer mais sobre esse produto, entre em contato com a Suck Milk. Nossa equipe pode esclarecer todas as dúvidas e explicar sobre o funcionamento e aplicabilidade do pasteurizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

O que você está buscando?