Embaladora de Leite de Saquinho
O leite e seus derivados estão presentes na dieta da maioria dos brasileiros. Há tantas opções no mercado que variam desde, teor de gordura, lactose, tipos de embalagem e por aí vai. Tudo isso para atender a diversidade e a demanda do consumidor.
O leite de caixinha por exemplo, ganhou força nas prateleiras do supermercado, mas isso não significa que o leite de saquinho não seja bom. Essa mudança no comportamento do consumidor é devido à sua oferta, o leite de caixinha possui prazo de validade até 6 meses.
Devido a essa particularidade ele caiu no gosto popular. Mas o leite de saquinho ainda é comercializado e tem o seu valor. Esse modelo de produto é mais comum em laticínios menores. Nesse modelo de negócio encontramos a embaladora de leite de saquinho.
COMO É PRODUZIDO O LEITE DE SAQUINHO EMBALADO EM EMBALADORA DE LEITE DE SAQUINHO
O leite é pasteurizado, sofre o tratamento térmico a uma temperatura menor do que leite de caixinha, essa é a grande diferença entre eles. Na pasteurização sobrevivem as bactérias boas para o nosso organismo.
Após esse processo, o produto segue para a embaladora de leite de saquinho, pelo fato de possuir bactérias vivas no leite, o prazo de validade do leite barriga mole é mais curto. O leite de caixinha não tem essas bactérias, por isso tem um período longo de validade. Essa é a principal razão pela qual os nutricionistas classificam o leite de saquinho mais saudável que o leite de caixinha.
TIPOS DE EMBALADORA DE LEITE DE SAQUINHO
A embaladora de leite de saquinho pode ser mecânica ou automática. O modo mecânico é mais comum em pequenos laticínios. Já a embaladora de leite de saquinho automática é encontrada em laticínios de médio e grande porte. Por ser automática dá mais agilidade no envase do produto e depende de menos mão de obra.
Como o leite de saquinho possui a validade mais curta é natural que o consumidor vá com maior frequência ao supermercado, pois o intuito é levar para a casa um produto sempre fresco.
INCENTIVO AO MERCADO LOCAL
Importante lembrar que esse também pode ser um hábito que irá apoiar a indústria e o comércio local. Pois são esses os laticínios que utilizam o equipamento embaladora de leite de saquinho, e os produtos são comercializados na sua região, essa é a forma do consumidor fortalecer tanto o produtor rural, como o laticínio regional.
Caro consumidor, dizem por aí que se deve ferver o leite de saquinho, mas isso não passa de um grande equívoco. Antigamente se criou essa ideia, pois se pensava que com a fervura iria matar as bactérias que fazem mal para a saúde.
Porém, as bactérias maléficas são eliminadas durante a pasteurização, após essa etapa se mantém as bactérias boas e as vitaminas, a fervura pode eliminar os bons elementos do leite de saquinho.
ALGUNS BENEFÍCIOS DO EQUIPAMENTO EMBALADORA DE LEITE DE SAQUINHO
A embaladora de leite de saquinho é um equipamento seguro, aonde se instala as embalagens que serão preenchidas com o leite. Possuem selador automático para o fechamento das mesmas. Isso significa que o colaborador não entra em contato com o produto antes do envase.
Para o empreendedor que for iniciar uma atividade no laticínio e pretende produzir leite pasteurizado, saiba que uma embaladora de leite de saquinho será indispensável e ao produtor rural, essa pode ser uma excelente oportunidade de agregar valor ao seu produto, assim aumentando a sua lucratividade.