Pasteurizador
Diversos alimentos e bebidas podem sofrer o processo de pasteurização, o leite e seus derivados, por exemplo tem que passar por tratamento térmico por uma obrigação da nossa legislação.
O uso do equipamento pasteurizador é sinônimo de alimento saudável, limpo e sem microrganismo que possam causar doenças a quem os consome.
Em 1864 foi criado o processo e recebeu o nome de pasteurizador em homenagem ao químico francês que criou a pasteurização, Louis Pasteur.
SOBRE O EQUIPAMENTO
O uso do pasteurizador consiste basicamente em aquecer o alimento a uma dada temperatura por um tempo determinado. E depois o alimento é resfriado. Após o processo o alimento é embalado e selado hermeticamente.
O objetivo é eliminar os microrganismos que possam estar presentes nesse alimento, de modo que poderá aumentar seu prazo de validade e não ser prejudicial ao consumidor.
Após a invenção do pasteurizador, pode se dizer que Louis Pasteur salvou muitas vidas, e a qualidade de vida desde então melhorou essencialmente.
Alimentos como vinho, cerveja, suco, vinagre e enlatados passam por um pasteurizador, e talvez isso você nunca tenha imaginado.
O alimento mais comum de se pensar quando se trata de pasteurizar é o leite, mas seus derivados também sofrem o processo no decorrer da produção.
PROCESSOS DO PASTEURIZADOR
O pasteurizador pode efetuar dois tipos de processos: o lento e o rápido.
A pasteurização lenta é realizada por um período de tempo, podendo a temperatura ser alta ou baixa. Isso será condicionada devido a finalidade e o tipo de alimento.
O alimento está dentro de um tanque e na parede dupla há água aquecida circulando. Quando atinge a temperatura ideal se mantem assim no processo de pasteurização, por todo o período de tempo determinado para tal alimento.
A pasteurização rápida, é realizada utilizando alta temperatura, por um curto período de tempo. Aqui o pasteurizador funciona de modo diferente. Ao invés de tanque o alimento passa por um circuito fechado.
O sistema é por placas de aquecimento, o leite chega a uma temperatura entre 72°C e 75°C por 15 a 16 segundos.
Para utilizar um pasteurizador industrial, o laticínio precisa do equipamento que é especialmente encomendado ao fabricante. Para a instalação deste sistema é necessário um técnico habilitado.
Quanto a isso, para elaborar o seu projeto de laticínio pode contar com a equipe técnica da Suck Milk.