Prensa para Queijo Pneumática

PRENSA PARA QUEIJO PNEUMATICA

A arte de transforma leite em queijo. Essa arte é composta por diversas etapas, quem já fez queijo em casa, pode ter uma noção disso. Agora imagina produzir queijo em escala industrial.

Independentemente do tamanho do laticínio, são necessários equipamentos específicos, fabricados com material apropriado para a segurança do alimento e com o intuito de aumentar a produtividade.

 

PROCESSOS E ETAPAS DO QUEIJO

Entre as etapas para a produção de queijo estão as seguintes: coagulação, acidificação, sinérese, enformagem e salga. O queijeiro pode intervir em qualquer dessas etapas, para que possa obter os tipos de queijos variados. O que pode alterar o resultado do queijo também, é a etapa de maturação.

Quando é alcançado o ponto final da fabricação da massa de queijo, é necessário separar todo o soro possível dessa massa e isso é possível com o uso da prensa para queijo pneumática.

Os queijos em que essa etapa é mais curta e não é necessário retirar todo o soro, são os queijos do tipo frescais, são de alta umidade.

A prensa para queijo pneumática, é o equipamento industrial que permite concluir uma sequência completa de processos que estão envolvidos na produção do queijo.

Os queijos podem ser produzidos em tamanhos variados. A prensa para queijo pneumática possui um papel importante na produção dessas peças, com ela é possível obter a padronização e o avanço para a próxima etapa.

Isso com toda certeza interfere na qualidade e na apresentação. Um padrão de qualidade adequado também é um fator que agrada muito aos consumidores. Para alguns tipos de queijos duro, existe uma etapa de pré-prensagem. Isso é devido ao tipo de tanque que se utiliza. Por exemplo, quando se possui um tipo de tina suíça, com capacidade em torno de mil litros.

Ao atingir o ponto, deixa a massa em repouso por alguns minutos, assim se deposita no fundo, formando um bloco único. E então passa uma malha fina, para recolher o bloco de massa. O bloco de massa é depositado encima de uma mesa para a enformagem.

Com pré-prensagem ou não, a massa segue para as formas e então podem seguir para a prensa para queijo pneumática. As formas são de polipropileno, redondas ou retangulares, e com poucas perfurações, que facilitam a saída do soro.

O tecido branco que se coloca nas formas e comumente se vê na prensa para queijo pneumática, são os conhecidos dessoradores, que são específicos para esse fim.

Os dessoradores permitem a passagem do soro, o controle da umidade e a formação da crosta inicial dos queijos. Agora sim, os queijos com os dessoradores e dentro das formas, vão para a prensa para queijo pneumática.

Para evitar fissuras nas peças, é necessário fazer o manejo correto. Essa etapa ocorre na própria prensa para queijo pneumática. A viragem da peça deve ocorrer após 30 minutos de prensagem. A segunda viragem, após 2 horas de prensagem e a terceira viragem por 30 minutos após a última hora de prensagem e desta vez sem o dessorador.

A etapa seguinte após a prensa para queijo pneumática é a salga. E o queijo está quase pronto para ser comercializado.

O tamanho do equipamento de prensa para queijo pneumática mais adequado ao seu laticínio, é aquele que se adeque às suas necessidade e volume da produção. A melhor forma de descobrir isso é conversando com o fabricante, através da sua equipe técnica responsável pelos projetos, o mesmo serve se caso seu interesse seja ampliar o laticínio.

Confira Nossos Produtos

Equipamentos para Processamento de Leite


Equipamentos para Fabricação de Queijo


Equipamentos para Fabricação de Queijo Artesanal


Equipamentos para Fabricação de Outros Derivados


O que você está buscando?