Prensa para Queijo
A prensagem do queijo é uma etapa da sua fabricação. Seja o queijo uma produção artesanal ou em escala industrial, é necessário possuir o equipamento que é a prensa para queijo.
Existem alguns tipos de prensa para queijo, o seu uso vai depender do tamanho da sua produção.
HISTÓRIA
A história do queijo é muito antiga, tem início por volta de 12 mil anos, mas o aperfeiçoamento da fabricação de queijos veio com o tempo, principalmente quando chegou na era industrial.
A prensa para queijo foi descoberta e começou a ser utilizada pelos romanos no século I A.C.
Desde então o procedimento de fabricação de queijo sofreu inúmeras modernizações até chegar ao nível industrial que conhecemos hoje. E o mesmo ocorreu com a etapa de prensagem.
TIPOS DE PRENSA PARA QUEIJO
Há prensa para fazer queijo em casa e há prensa para fabricar queijo em escala comercial/industrial, seja a metodologia mecânica ou pneumática. Logicamente varia conforme o tamanho da produção de queijos.
INSTRUÇÕES
Após a etapa da coagulação vem o corte da massa que é formada. Em seguida é mexido com um garfo, os grãos devem estar firmes.
Ao obter o ponto correto da massa é a hora de colocar nas formas e acomodar as mesmas na prensa para queijo.
O peso que deve ser utilizado na prensa para queijo deve ser o dobro do peso da massa. A pressão é para escorrer o soro que está presente na massa.
A peça deve ser virada e deve ser colocada novamente na forma e na prensa para queijo. A técnica exata vai depender do porte do laticínio e o tempo de prensagem vai variar conforme o tipo de queijo que está sendo fabricado.
A prensagem vai influenciar na acidificação, a umidade do queijo, o tempo de maturação, que são as variáveis entre os tipos de queijo que existem no mercado.
TIPOS DE QUEIJO
O queijo Gouda e o Edem, por exemplo, são semiduros que precisam de algumas horas de prensa, enquanto o queijo tipo minas frescal necessita apenas de alguns minutos.
O Emmental é um tipo de queijo duro, com baixa umidade, já o queijo cottage é bem cremoso, pois não é prensado e retém parte do soro do leite.
É importante que a prensa também seja de aço inox, além de mais resistente essa escolha é por fatores já discutidos aqui, por uma questão sanitária.