Tanque para Fabricar Queijo

SAIBA SE VOCÊ IRÁ PRECISAR DE TANQUE PARA FABRICAR QUEIJO.

Se você está estudando para montar uma queijaria, já deve ter ouvido falar que é necessário ter tanque para fabricar queijo.

Para ajudar a esclarecer melhor essa ideia, vamos falar um pouco sobre esse equipamento. Existem dois tipos principais no laticínio, que são tanque para fabricação de camisa simples e o de camisa dupla.

 

DIFERENÇA ENTRE OS TANQUE PARA FABRICAR QUEIJO

De modo geral ele é um tanque retangular de aço inox, a capacidade de volume pode variar conforme o tamanho da produção da queijaria.

O tanque para fabricar queijo de camisa simples, não possui um sistema de aquecimento. Basicamente essa é a principal diferença entre o outro tipo de tanque.

Por conta dessa particularidade, o tanque para fabricar queijo simples é muito utilizado para a produção de queijo do tipo minas frescal.

Portanto o tanque para fabricar queijo com camisa dupla, é formado por duas placas de aço, com uma distância entre elas de cerca de 3 centímetros. Assim formando um bolsão hermético entre elas.

Nesse tanque é colocado uma entrada com misturador de água e vapor. Esses instalados com registros diferentes, porém com entrada única para o bolsão hermético.

 

FUNCIONAMENTO DO TANQUE PARA FABRICAR QUEIJO

Para o aquecimento do tanque, basta abrir o registro do vapor. Ele irá envolver todo o tanque, e com isso irá promover o aquecimento de forma homogênea.

E quando chegar o momento no processo de produção do queijo, para resfriar o tanque, aciona o registro da água que irá resfriar todo o tanque. Fazendo com que a temperatura baixe.

É dessa forma, com esse sistema de aquecimento e resfriamento utilizado no tanque para fabricar queijo de camisa dupla, que se regula a temperatura no momento da produção.

A saída de ambos o tanque para fabricar queijo, devem ser um tampão de rosca, e não na forma de registro. O registro é de difícil higienização, portanto não é recomendado esse tipo de material na saída do produto.

 

O PROCESSO

É no tanque que ocorre o aquecimento do leite, para então a coagulação, em seguida a mexedura, e aquecimento de toda a massa e a separação de todo o soro.

Em uma queijaria, é indispensável o investimento no equipamento tanque para fabricar queijo, além de proporcionar um corte homogêneo na massa, é possível também produzir diversos tipos de queijo, como: coalho, prato, mussarela, minas e entre outros.

Confira Nossos Produtos

Equipamentos para Processamento de Leite


Equipamentos para Fabricação de Queijo


Equipamentos para Fabricação de Queijo Artesanal


Equipamentos para Fabricação de Outros Derivados


O que você está buscando?