Queijos: Demanda por produtos gourmet gera oportunidades

Compartilhe

Já é nítida a mudança no comportamento do consumidor, isso em qualquer segmento do mercado nacional. Porém, a demanda é cada vez maior no setor alimentício.

O mercado atento a esse novo comportamento tratou de se adaptar e entregar o que o cliente quer consumir. A partir dessa nova exigência muitos alimentos ganharam novas versões e entraram na categoria? Gourmet?.

Gourmet é o prato, alimento ou receita que utiliza ingredientes refinados, de alta qualidade. Já se tornou uma tendência para o setor alimentício, pois os clientes estão dispostos a pagar um pouco a mais por algo que considerem incomum e inovador. Ou seja, o cliente esta comprando uma experiência!

A empresa Dunnhumby, que atua em pesquisas da consciência do consumidor, identificou um comportamento comum a todas as classes sociais até mesmo durante a crise: se tornou comum poupar mais em produtos básicos para manter os luxos do dia a dia, como comer bons pratos e apreciar queijos gourmet.

Oportunidade de negócio

Há alguns anos esse nicho de mercado já vem mostrando como uma tendência de negócios. E se torna uma ótima oportunidade para ampliar a estrutura e aumentar a lucratividade oferecendo produtos de alto padrão e diferenciados.

Essa nova visão para o empreendedorismo se mostra ser uma grande oportunidade também para os pequenos empresários, como mostra o relatório de inteligência do Sebrae, confira aqui e se inspire, esse relatório fala sobre o leite e seus derivados gourmet.

Outros derivados do leite também podem ser gourmet

Baseado no mesmo relatório do Sebrae, além dos queijos, existem alguns derivados do leite que também incrementados com ingredientes especiais de alta qualidade, podem se tornar gourmet. São eles: o creme de leite, o requeijão, o iogurte e a manteiga.

Outra alternativa bem diferenciada no mercado é a produção desses derivados a partir do leite de cabra ou ovelha, assim tornando um produto nobre.

Produtores e empresários podem buscar orientação e capacitação para a produção desses derivados gourmet, com o Senac e o Senar.

Projeto Brasil Food Trends 2020

O Projeto Brasil Food Trends 2020 é citado nesse relatório do Sebrae. E se trata de um estudo realizado pela Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo) e pelo Ital (Instituto de Tecnologia e Alimentos), para entender o que a população gosta de consumir e busca encontrar disponível nas prateleiras dos mercados.

Esse estudo foi lançado em 2010, ou seja, já se passaram 9 anos e muitas dessas tendencias realmente podemos comprovar de acordo com que encontramos com facilidade atualmente.

O objetivo do projeto foi antecipar o desejo do público para que as empresas pudessem antecipar e atender a demanda. Com isso o estudo acabou aglomerando as preferências e desejos dos consumidores de forma progressiva para 2020.

Uma tendência observada no perfil do consumidor foi em relação a sensorialidade e prazer. E os alimentos que promovem essas sensações são os gourmet, por justamente serem diferenciados.

Com isso aumentou a demanda de produtos de maior valor agregado, a busca do prazer sem culpa e o maior interesse pela culinária e sua importância na construção de laços familiares e de amizade.

Trecho quadro 1, Página 73 – Brasil Food Trends 2020

A partir desse estudo, percebe-se mudanças nos hábitos do consumidor/população influenciados por alguns fatores: o crescimento e envelhecimento da população, o aumento do poder de compra, a redução do número de filhos por família, a participação das mulheres no mercado de trabalho e maior acesso à informação.

Estudos como esse contribuem para a disseminação de informação estratégica, de forma pública e gratuita, gerando benefícios para milhares de empresas, auxiliando no modo de inovar.

São informações esclarecedoras que contribuem para o empreendedor que quer desenvolver seu próprio negócio e ter sucesso aproveitando as tendências de consumo do mercado. Para quem já produz queijo e outros derivados do leite, sugerimos: pensar, avaliar e fazer um estudo de viabilidade para ampliar sua produção. Produtos gourmet tem alto valor agregado e com toda certeza gerará mais lucro se for feito de forma correta e com muita dedicação e organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

O que você está buscando?