Como escolher os parceiros certos para máquinas e equipamentos para agroindústria de laticínios

Compartilhe

A agroindústria de laticínios é um dos setores produtivos que conta com mais oportunidades de crescimento no Brasil e no mundo. Desde os anos 50, a produção leiteira tem se modernizado não só quanto ao regulamento do setor para profissionalizar os processos no campo, mas também quanto ao uso de máquinas e equipamentos que otimizam a produtividade e a qualidade do leite desde as pequenas até as grandes propriedades produtoras de laticínios.

Além de facilitar o cumprimento de regulamentos e normativas sanitárias, o uso de máquinas e equipamentos ajuda a aumentar a produtividade leiteira e derivados, sendo fundamental para o crescimento da agroindústria de laticínios. Ao contar com ordenhadeiras mecânicas, por exemplo, o trabalho da ordenha das vacas é agilizado e as pessoas responsáveis por essa etapa do processo ganham em tempo, segurança e produtividade.

Ao investir em tecnologia no campo, os produtores de leite podem começar a industrializar a sua produção, agregando maior valor ao seu produto, o que se converte em maior lucratividade para a propriedade. O leite está presente em grande parte das propriedades rurais em todo o Brasil, sendo produzido em sua maioria por famílias agricultoras que revendem o produto a grandes agroindústrias. Porém, ao investir em máquinas e equipamentos é possível criar uma produtora leiteira e ou derivados independente, melhorando as condições econômicas e de trabalho de todas as pessoas envolvidas. 

Seja para a produção do leite em si ou para a manufatura da matéria-prima em derivados como queijos, manteigas, sorvetes, bebidas lácteas e muito mais, a industrialização dos processos é fundamental. Contar com máquinas como ordenhadeiras, batedeiras industriais, pasteurizadoras, homogeneizadoras, desnatadeiras, câmaras frias, embaladeiras, entre outros equipamentos é um investimento muito importante para os produtores que querem levar a sua agroindústria de laticínios a um nível mais profissional e chegar aos mercados formais para a comercialização dos seus produtos. Ao montar uma agroindústria de pequeno ou médio porte, os produtores rurais também podem emplacar uma competitividade mais justa com as grandes agroindústrias de laticínios, conquistando o seu lugar no mercado formal e incentivando o consumo de derivados do leite mais saudáveis.

Ou seja, a modernização dos processos produtivos na agroindústria de laticínios traz muitos benefícios tanto para os produtores como para os consumidores finais. Com as máquinas e equipamentos certos, é possível produzir derivados mais saudáveis, estabelecer uma produção mais eficiente e ter melhor rentabilidade financeira no campo. Isso viabiliza o crescimento do negócio, incentivando até mesmo a permanência de famílias produtoras na área rural.

Mas antes de fazer esse importante investimento, é necessário estudar alternativas e escolher a melhor parceria em máquinas e equipamentos para a agroindústria de laticínios, analisando alguns pontos essenciais.

O que considerar na escolha de parceria de máquinas e equipamentos para agroindústria de laticínios

As máquinas e equipamentos que serão utilizados na sua agroindústria de laticínios devem ser de boa qualidade, que transformem o investimento em lucro. A durabilidade, funcionalidade e usabilidade das máquinas devem ser os primeiros pontos levados em consideração, indo muito além do preço de compra e instalação. Para completar, é preciso considerar outros detalhes na escolha dessa parceria, como:

Qualidade e segurança

A empresa que ofereça máquinas e equipamentos para o seu negócio deve garantir a qualidade e segurança dos seus produtos. Isso não se refere apenas à qualidade dos materiais usados na fabricação dos maquinários, mas também na qualidade que estes entregam para o produto final que você irá comercializar. A ideia é usar máquinas para poder, finalmente, produzir derivados mais saudáveis, entrando no mercado formal com capacidade para competir com as grandes agroindústrias.

Quanto à segurança, é necessário analisar por diferentes ângulos. Um deles é a segurança do consumidor, que ao consumir os derivados lácteos produzidos na sua agroindústria tenha a segurança de estar ingerindo alimentos saudáveis e de excelente qualidade. Também é preciso checar a segurança dos colaboradores que vão trabalhar diariamente com as máquinas e equipamentos adquiridos, garantindo a proteção das pessoas envolvidas  durante todo o processo produtivo. E ainda, se as máquinas forem utilizadas diretamente com animais, como as ordenhadeiras, é fundamental assegurar-se de que são máquinas seguras para o animal, garantindo mais produtividade.

Credibilidade

Antes de topar uma parceria, também é importante checar a credibilidade da empresa que oferece as máquinas e equipamentos para a sua agroindústria de laticínios. Faça uma pesquisa com outros produtores para saber a opinião deles a respeito da marca, e também procure informações na internet para conhecer um pouco mais sobre a empresa antes de adquirir os seus equipamentos.

Bons sinais de credibilidade são as empresas que contam com presença nacional ou até internacional, e oferecem uma variedade de ferramentas para entregar soluções em vários âmbitos para o seu negócio. Assim, você sabe que está contando com uma marca completa, capaz de entregar assessorias profissionais naquilo que você precisar.

Treinamento e manutenção

Outro bom sinal de credibilidade é quando a empresa oferece treinamentos para garantir que você e os seus colaboradores possam operar as máquinas do jeito certo, além de ensinar a fazer pequenas manutenções quando necessário, garantindo a melhor produtividade e lucratividade no seu investimento. Algumas empresas oferecem, inclusive, orientações para a produção de alimentos lácteos, capacitando toda a sua equipe para criar um produto de alta qualidade e com valor agregado.

Tecnologia

E é claro que outro ponto a considerar na escolha dessa parceria são as soluções tecnológicas que a empresa de máquinas e equipamentos oferece. Quanto mais atualizados forem os maquinários adquiridos, melhor será para a sua agroindústria de laticínios, já que uma boa tecnologia significa alta produtividade, segurança e qualidade para a sua produção. Modernizar os processos produtivos na agroindústria do leite e seus derivados é fundamental, e a melhor maneira de fazer isso é através do investimento em tecnologias para agilizar os processos, aumentar o volume de produção e a qualidade do produto final.

Escolha a Suck Milk!

A escolha da parceria para máquinas e equipamentos na sua agroindústria de laticínios é um passo muito importante para o sucesso do seu negócio. Se você está pensando em investir na modernização da sua produção de derivados do leite, assegure-se de tomar essa decisão estudando a fundo todos os pontos citados neste artigo.

Para começar, você pode considerar as alternativas oferecidas pela Suck Milk, empresa especializada em entregar soluções para a agroindústria de laticínios. Estamos presentes em 22 estados do Brasil e em alguns países do Mercosul. Além de máquinas e equipamentos, também entregamos treinamentos e capacitações para a produção de derivados do  leite, além de suporte técnico na implementação de agroindústrias de pequena e média escala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

O que você está buscando?

Envie sua mensagem
Fale conosco!
WhatsApp Suck Milk
Olá,
estamos aqui para te ajudar!