Como estar próximo do seu cliente e vender ainda mais na agroindústria

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Para obter novos clientes, aumentar os lucros e expandir as ofertas é preciso saber como vender mais na agroindústria.

Uma das bases da economia brasileira, o setor precisa manter-se sempre em evolução, e oferecer novas possibilidades para se ter como vender mais na agroindústria.

Como vender mais na Agroindústria?

Todo empreendedor quer conquistar novos clientes, expandir os negócios e fazer aumentar sua lucratividade.

No segmento agro isso não é diferente.

Atualmente, o processo de vendas evoluiu, e isso provocou uma mudança também na postura das empresas em relação aos clientes.

Se antes o responsável por angariar novos clientes era quase que uma exclusividade do vendedor, hoje essa é uma demanda de toda a empresa.

O departamento responsável por vender mais e trazer novos clientes para a empresa é toda ela.

Cada setor, cada sala, todos os profissionais, incluindo colaboradores e até terceirizados, todos agora têm a responsabilidade de ajudar a fazer a empresa crescer.

E saber como vender mais na agroindústria depende que alguns passos sejam cumpridos, entre eles o de analisar o mercado como um todo.

Essa análise deve ser feita a partir dos objetivos que a empresa tem, e vender mais é um objetivo legítimo, que garante a sustentabilidade das operações e dos empregos.

No setor do agronegócio, podemos destacar alguns pontos de interesse para entender como vender mais na agroindústria:

  • Fatores micro e macroeconômicos;
  • Sazonalidade e alterações no clima;
  • Avaliação do mercado consumidor;
  • Como a concorrência está se comportando;
  • Fornecedores e demais operações logísticas.

Essas análises devem ser feitas para que a empresa conheça o território em que está atuando, e como se comporta o segmento.

Uma empresa cresce quando mantém a base de clientes que já possui, e consegue alargar ainda mais.

Para ter como vender mais na agroindústria, é importante que diversos fatores sejam analisados, entre eles:

  • Quem é e onde está o seu público?
  • Quais os desejos e necessidades dele?
  • Quais são as suas preferências?
  • Como ele se comunica, e quais canais utiliza?

Ter em mente essas questões pode ajudar a compreender quais serão os próximos passos, e buscar as definições mais acertadas para a sua empresa.

O foco no cliente deve nortear as decisões da empresa e de todo o time: da criação à diretoria, passando pelo marketing, customer success, pós-venda, entre outros.

Foco no relacionamento com o cliente

O empreendedor do século 21 tem a intenção de criar novas experiências para o seu público e para o mercado.

Entretanto, como saber exatamente o que o público quer? Como entender quais as experiências que ele está buscando.

É preciso investigar quais são as necessidades, os desejos e as prioridades das pessoas, especialmente daquelas que são seu público-alvo.

Sendo assim, algumas definições são fundamentais na estratégia do seu negócio, entre elas:

  • Definição do público-alvo e da persona;
  • Relacionamento e interação com o cliente;
  • Feedbacks e análise de dados;
  • Pós-venda.

E para que cada um destes passos fique mais claro, vamos falar mais detalhadamente sobre cada um deles.

Definição do público-alvo e da persona

Entendemos a persona como o cliente ideal, aquele que estaria disposto a comprar de você, independentemente se trata-se de pessoas física ou jurídica.

Para ter como vender mais na agroindústria, e em qualquer outro setor, é fundamental que você obtenha o máximo de informações possível da sua persona.

Crie um perfil de cliente ideal, com nome, endereço, gostos e preferências, emprego que possui e lugar onde trabalha, seus hobbies, entre outras informações relevantes.

Quanto mais informações sobre o cliente você tiver, mais saberá sobre ele, e assim, conseguirá entendê-lo melhor.

Relacionamento e interação com o cliente

O relacionamento com o cliente é uma ferramenta poderosa de comunicação, interação e possivelmente, vendas.

Entre em contato com o seu cliente, pergunte a ele quais são as suas preferências e seus gostos, e mantenha essas informações com você.

Para ter como vender mais na agroindústria é muito importante saber como o seu cliente pensa e age.

Vale destacar que, especialmente neste setor, cada produtor possui características diferentes.

E isso depende da região onde vive e trabalha, do mercado que atua, dos clientes que ele possui.

Compreender como cada um deles pensa e se posiciona, particularmente em relação à sua empresa, pode fazer uma grande diferença nas suas vendas.

Lembre-se: quanto mais você souber sobre o seu público, maiores serão as chances de se conectar com ele.

E assim, aumentam as possibilidades de criar produtos diferenciados e mais exclusivos, com maior foco para resolver os problemas de cada um.

Por meio dos seus canais de comunicação, como site, blog e redes sociais, você pode dar informações, dicas e apresentar novidades.

Você pode utilizar meios e canais diversificados para isso, como:

  • Artigos em blog: com informações necessárias do setor;
  • Posts nas redes sociais: usar o Instagram e o Facebook, por exemplo, para trazer atualizações sobre o mercado;
  • Vídeos no Youtube: apresentando vídeos sobre o seu produto.

Quanto mais interação e mais proximidade sua marca tiver com as pessoas, mais facilmente elas se lembrarão de você.

Feedbacks e análise de dados

Após coletar essas informações, você precisa analisar os dados obtidos, compreendendo cada um deles sob a perspectiva do seu cliente.

Fazer uma verificação desses dados pode trazer importantes insights de como deve ser a sua atuação a partir de agora.

Como a sua empresa e as soluções que ela cria podem contribuir para resolver as demandas dos clientes, a partir do que você sabe sobre eles.

Principalmente quando ocorrem com regularidade e frequência, o feedback dos clientes é fundamental para as tomadas de decisão daqui pra frente.

E para manter a regularidade, é preciso estar sempre conectado com as pessoas, utilizando os mais diversos canais possíveis, inclusive as redes sociais.

Pós-venda

Todos esses são passos interessantes que podem ser usados neste novo processo de vendas que todas as empresas estão inseridas.

Porém, não basta apenas saber como vender mais na agroindústria. É importante manter esses clientes por perto, e ser sempre a sua primeira, senão a única, opção.

Para tanto, é essencial verificar a satisfação do cliente com a aquisição do produto ou serviço que você vendeu a ele.

O instrumento que garante essa resposta, outro dado importante que pode ser analisado, é o pós-venda.

Manter canais de comunicação abertos para o cliente entrar em contato é importante, mas adiantar-se, e entrar em contato primeiro demonstra interesse pelo cliente.

Você pode entrar em contato via WhatsApp, por e-mail, ou mesmo com recursos no próprio site, no momento final da compra.

Perguntas básicas como o que o cliente achou da compra, ou como foi a experiência dele no site ou em seu atendimento, já te dão importantes indícios sobre o que está dando certo e o que não está.

Se captar novos clientes é uma tarefa imprescindível para uma empresa, manter os já conquistados é igualmente importante.

O passo seguinte à conquista de um novo cliente é a busca pela sua fidelização à marca e, para isso, todo o processo deve ser repetido.

A oferta de conteúdos, que estreita o seu relacionamento, e a interação com o cliente, que garante o feedback do atendimento e do produto são ferramentas cruciais.

Conte com uma empresa especializada para te ajudar a vender mais

O setor da agroindústria é fortemente influenciado por diversos fatores externos, como crises econômicas, variação cambial, e mudanças climáticas.

Mas se destaca nesse segmento quem consegue criar e manter um relacionamento saudável com os clientes.

Essa percepção não pode se restringir somente à empresa. Os gestores e os colaboradores precisam ter ciência de que o público também está satisfeito com essa relação.

A partir do momento que o empreendedor coloca o cliente como o foco de sua atuação, ele compreende melhor o propósito do seu trabalho.

Para ter como vender mais na agroindústria, o empreendedor precisa se preocupar em criar as melhores soluções para o seu público.

E para isso, sua empresa deve contar com parceiros que vão te ajudar a entregar a melhor solução para o cliente.

Conte com a parceria da Suck Milk para ter os melhores equipamentos para a sua agroindústria.

Se você gostou de saber como vender mais na agroindústria, e quer receber outras informações e dicas, acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades.

 

Referências:
https://www.organicadigital.com/blog/como-entender-realmente-as-necessidades-do-seu-cliente/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/vendas/necessidade-do-cliente-4-maneiras-praticas-compreender-satisfazer-seu-cliente/
https://motriz.digital/vendas/7-insights-para-atrair-e-conquistar-novos-clientes/

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