Crédito rural como oportunidade de investimento

Compartilhe

O crédito rural no Brasil é um propulsor do desenvolvimento da agricultura, especialmente a familiar, onde a mão de obra, desde a produção até a gestão fica por conta dos integrantes da família e a necessidade de aporte de recursos financeiros é maior. O fortalecimento do agronegócio brasileiro tem o respaldo do crédito rural, através dele os produtores conseguem dinheiro para investir em tecnologia, melhorando a infraestrutura de suas propriedades e inovando com projetos diferenciados como a estruturação de laticínios que visam agregar valor à produção leiteira e aumentar a renda familiar.

Além da questão do financiamento das atividades agroindustriais, a necessidade de crédito rural se justifica devido a:

  • Riscos inerentes a qualquer investimento, como risco de capital, mas também aos riscos associados a fatores climáticos e sanitários, capazes de inviabilizar a produção agronegócio;
  • Riscos referentes ao comportamento dos preços;
  • Distanciamento do tempo de produção e do tempo de comercialização do produto.

 

De modo geral, os financiamentos para produtores rurais oferecem facilidades financeiras. As taxas de juros são reduzidas e pode haver, inclusive, isenção de algumas tarifas de serviço. Os prazos de pagamento também são mais flexíveis (estes recursos oriundos do FINAME), facilitando o acesso ao crédito e a capacidade de pagamento. Em comparação a empréstimos bancários (oriundos de recursos do próprio banco).

Existem três grandes grupos de modalidade de crédito disponível:

  • Custeio – quando atende as despesas do ciclo produtivo;
  • Investimento – quando é destinado a inversões de bens e serviços que gerem benefícios por mais de um ciclo produtivo;
  • Comercialização – quando atende as despesas de pós-produção.

 

Dentro do grupo dos investimentos é que estão disponibilizados os recursos para construção e aquisição de máquinas e equipamentos para a industrialização do leite, como pasteurizadores, tanque para queijos, prensas, embaladeiras.

No Brasil o Banco Central (BC) é o responsável pela gestão do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), bem como, das instituições financeiras que concedem os financiamentos. Dentre os programas nacionais de crédito destacam-se o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o qual destina-se especialmente para agricultores familiares e assentados da reforma agrária e o (PLANO SAFRA), que auxilia agricultores a custear a safra e investir;(BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2020).

O Plano Safra foi instituído em 2003 para fomentar a produção rural brasileira e para que pequenos e médios produtores se profissionalizem, sempre seguindo bases sustentáveis.

A vigência do Plano Safra é de um ano. Ela começa em 1º de julho e vai até junho do ano seguinte, período que acompanha o calendário das safras agrícolas no Brasil. Para a edição 2021/2022, o governo reservou um montante de R$ 251,22 bilhões nas diversas modalidades de crédito rural.

As linhas de crédito do Plano Safra pertencem a variados programas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Cada um deles tem subdivisões específicas, além de taxas de juros que variam de acordo com a situação.

O enquadramento para acessar a linha de crédito depende também do faturamento anual da sua propriedade.

A Suck Milk tem na sua pasta de clientes vários casos que realizaram seu projeto adquirindo os equipamentos por meio do crédito rural disponível na linha do PRONAF ou PRONAMP. Além do fornecimento dos equipamentos auxiliamos nossos clientes com os projetos e documentações necessárias para agilizar o processo de liberação do recurso e assim executar seu projeto com segurança.

Ficou interessado nesta oportunidade de investimento para agregar valor à sua produção com a industrialização do leite? Contate um de nossos consultores e receba a orientação necessária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

O que você está buscando?