A importância do leite para a saúde humana se dá por ser um alimento com características ricas na sua composição, com bom desempenho na nutrição. As proteínas por exemplo, exibem alto valor nutricional e por serem favoráveis ao acesso das enzimas digestivas beneficiam o processo de digestão. A caseína é excelente transportadora de um mineral muito importante para o corpo, o cálcio, que auxilia na integridade estrutural do organismo. No período atual de pandemia do coronavírus, o leite se mostra como uma escolha alimentar importante por ser um fortalecedor das células imunes, devido a sua ação mantenedora do equilíbrio imunológico, intestinal e nutricional (MILKPOINT,2021). Por isso é necessário conhecer mais sobre as opções disponibilizadas no mercado, estar atento as informações repassadas para escolher o melhor para a sua saúde e da sua família.
Você já imaginou seu filho bebendo/consumindo um leite saudável, fresquinho e sem conservantes?
Sim, com o processo de pasteurização isso é possível, pois este segue critérios microbiológicos indicados na IN 76 (Instrução Normativa), onde trata da qualidade e da não utilização de conservantes no leite, o que torna o alimento ainda mais saudável.
A pasteurização é um processo de tratamento térmico do leite que ocorre por meio de um equipamento de pasteurização. São dois modelos: a pasteurização rápida, que utiliza o pasteurizador a placas que proporciona o aquecimento do leite e depois ocorre o resfriamento, ou, através da pasteurização lenta, com o pasteurizador lento, um tanque cilíndrico que faz o aquecimento do leite, e com a circulação da água gelada na camisa dupla do equipamento promove o resfriamento do leite, ocorrendo desta forma a pasteurização. O leite é altamente nutritivo e proteico, mas em contrapartida é um alimento delicado quanto a sua conservação por isso a necessidade da pasteurização.
Este processo é fundamental para eliminar micro-organismos causadores de doenças, e a vantagem é que ele mantém as bactérias boas, desta forma o leite pasteurizado é seguro e saudável para o consumo humano, não utilizando conservantes que por sua vez são prejudiciais à saúde humana.
A portaria 146 de março de 96 e o Regulamento Técnico de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal de 52 do Ministério da Agricultura permitem a adição de estabilizantes e não de conservantes. Os conservantes não agregam teor nutricional aos alimentos, quando adicionados tem por objetivo apenas a conservação e a durabilidade nas prateleiras, não oferecendo benefícios a saúde humana (AGROLINK,2022).
Ao consumir leite, opte por marcas de leite pasteurizado geralmente comercializados em saquinhos plásticos, tipo barriga mole, como é mais conhecido. É um leite de qualidade, que passou por um processo de tratamento térmico e que eliminou os micro-organismos causadores de doenças, sendo assim seguro para consumo e sem o uso de conservantes.
Escolha o melhor para você e sua família!
Respostas de 2
Sou uma pessoa que gosto de queijo em.tidas as comida por isso explicitar um.pouco sobre Es Es assunto gosto tanto de queijo quer quieto fazer para meu ia ir comer queijo de manha e tão bom.quentinho derretido na boca correndo a leite e ótimo
Olá Dona Adriana! Realmente o queijo deixa tudo melhor. Também somos fãs de queijos! Aqui no site temos mais textos informativos falam sobre queijos e também orientação de como fazer para iniciar uma produção de queijos, além de toda linha de equipamentos.
Já pensou nisso, em fazer o seu próprio queijo?
Me passa seu contato para conversarmos mais.