O que você deve saber para implantar uma agroindústria?

Compartilhe

Você está pensando em implantar uma agroindústria, mas ainda não sabe por onde começar? Entrar para o negócio da agroindústria é um bom investimento, já que é um mercado sempre ativo e que está passando por uma etapa importante de inovação.

Atualmente, há uma procura cada vez maior dos consumidores por produtos de origem orgânica, de agricultura familiar, ecológicos e que valorizem culturas e tradições locais. Ao mesmo tempo, muitos pequenos produtores rurais sonham com transformar a sua produção em um negócio familiar.

Representando em média 80% dos imóveis rurais no Brasil, os agricultores familiares produzem grande parte dos alimentos consumidos pelas pessoas em todo o país. É por isso que contar com processos mais organizados para esse grande volume de produção é tão importante e benéfico não só para os próprios agricultores, mas também para a evolução da agroindústria a nível nacional.

Se você quer comercializar a sua produção agrícola, é preciso seguir alguns passos para começar com o pé direito nessa empreitada. Por isso neste artigo trazemos as informações mais importantes que você deve ter antes de implantar a sua própria agroindústria. Continue lendo para saber mais.

O que é uma agroindústria?

A agroindústria é a profissionalização dos processos de produção agrícola, com a finalidade de comercializar o produto final. As atividades podem compreender o beneficiamento, processamento e/ou transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, como a secagem, classificação, limpeza e embalagem de produtos, ou até mesmo processos como a pasteurização e processamento de leite e derivados, além da extração de óleos, a fermentação, entre outros. Os produtos podem ser provenientes de produção agrícola, pecuária, pesqueira, extrativista, florestal ou aquícola.

Esse modelo de negócio deixa para trás a informalidade, implementando na agricultura etapas organizadas como armazenagem, processamento, comercialização e escoamento dos produtos, tudo dentro da legalidade, com certificações de procedência e de qualidade.

Ter uma agroindústria envolve planejamento e um ambiente físico preparado para atender a demanda de produção, que inclui a transformação de matéria-prima agrícola em produtos comercializáveis de forma sistemática, aumentando seu valor agregado. O negócio pode ser de grande, médio ou pequeno porte, como a agroindústria familiar, onde a mão de obra é composta principalmente por membros de uma mesma família. Dessa forma, os pequenos agricultores podem ter acesso ao mercado formal, comercializando sua produção e tendo uma renda extra familiar.

O que é preciso saber para implantar uma agroindústria?

Implantar uma agroindústria que funcione perfeitamente desde o início da produção até o escoamento do produto final para a comercialização, depende de vários processos importantes que devem ser planejados antes do início da atividade. Os principais são:

Estudo de mercado:

Antes de implantar uma agroindústria é importante estudar o mercado para conhecer todos os detalhes referentes ao produto que você pretende comercializar. É fundamental conhecer a competitividade de mercado, o capital de giro necessário, a disponibilidade de matéria-prima na região, as exigências sanitárias referentes ao produto, informações técnicas sobre a escala de produção e as diferentes etapas do processo, entre outros dados.

Conhecimento da legislação:

Existem leis e regulações que devem ser seguidas por agroindústrias de pequeno a grande porte, incluindo legislações trabalhistas, fiscais, ambientais e sanitárias. Informe-se sobre elas com os órgãos reguladores e fiscalizadores antes de começar a montar o seu negócio, já que será necessário seguir exigências tanto para o espaço físico da sua agroindústria como para a manipulação dos seus produtos.

Adequação do espaço:

Esse ponto é muito importante para implantar uma agroindústria. O espaço de produção deve seguir várias regulações sanitárias e ambientais para evitar a contaminação do produto e garantir a sua qualidade. A escolha do lugar para instalar a sua agroindústria deve ser bem estudada, evitando a proximidade de estradas que possam trazer poeira para dentro da instalação, ou de lugares que possam acumular lixo e resíduos, atraindo pragas. Também é importante evitar a proximidade de rios e lagoas, já que isso pode dificultar a liberação do seu estabelecimento por parte dos reguladores ambientais.

Na escolha do lugar ideal para a sua agroindústria, todo detalhe deve ser levado em consideração, incluindo a possibilidade de enchentes e da poluição de mananciais de água ou da superfície terrestre. Isso poderá contaminar os seus produtos, causando prejuízos.

Além disso, os espaços dentro do seu estabelecimento devem estar pensados de modo a evitar contaminações e garantir o melhor funcionamento da produção. Por exemplo, é preciso contar com boa ventilação e iluminação interna, e a área de processamento deve ser separada do armazenamento. Planeje também os acessos e saídas do seu estabelecimento, facilitando a recepção de matéria-prima e a remoção de lixo e resíduos separadamente.

Qualidade dos equipamentos e materiais:

Para criar um produto de excelente qualidade também é importante contar com bons equipamentos e materiais. A escolha dos equipamentos interfere em vários aspectos de uma agroindústria, como diminuição da mão de obra, melhor rendimento, menores custos de manutenção, maior agilidade e menor tempo de processamento, sendo fundamental investir em equipamentos de qualidade, durabilidade e tecnologia.

É indispensável, da mesma forma, optar por uma empresa que preste um bom atendimento, suporte de qualidade e peças de reposição. Além disso, garantir a capacitação das pessoas que vão trabalhar na sua agroindústria. E é claro que, para comercializar o produto, será importante contar com embalagem e rótulos que contenham informações sobre a sua durabilidade e procedência, além das certificações de qualidade correspondentes.

Inspeções, certificações e fiscalizações:

Depois de planejado todo o seu negócio, será necessário entregar a documentação sobre o seu estabelecimento e o seu produto para que seja fiscalizado, incluindo laudos, planta baixa da estrutura, fórmula do produto processado e solicitação de vistoria às instalações. Ao passar pelas fiscalizações, inspeções e certificações correspondentes, a sua agroindústria estará liberada e pronta para começar. Passar por todos esses processos é fundamental para garantir o acesso ao mercado formal, agregar valor ao produto e entregar mais confiança ao cliente sobre a sua procedência e qualidade.

Escoamento da produção:

Outro detalhe que deve ser planejado é o escoamento da produção, desde a recepção da matéria-prima até a logística de entrega do produto pronto aos centros de distribuição, comércios ou ao cliente final. Isso pode ser feito com um veículo próprio ou com transportadores terceirizados, cumprindo requisitos sanitários e de legislação.

Vantagens de ter uma agroindústria

Transformar a sua pequena produção familiar em uma agroindústria tem várias vantagens. Ao registrar o seu estabelecimento como uma agroindústria, você garante que os seus produtos de origem animal e vegetal possuem procedência de um local inspecionado. Isso gera confiança no consumidor e fortalece a cadeia produtiva da agricultura orgânica e familiar.

A agroindustrialização da produção também ajuda a gerar emprego e renda no meio rural. Isso é um grande incentivo para que famílias sigam com a tradição do trabalho no campo, ao mesmo tempo em que implementam inovações sustentáveis nos seus processos produtivos. Ter uma agroindústria aumenta a autonomia dos agricultores, já que deixa de ser necessário seguir estruturas impostas pelas grandes indústrias. Isso diminui riscos e custos de produção, trazendo lucro direto para as famílias envolvidas no negócio.

E é claro que outra grande vantagem é colocar no mercado formal alimentos saudáveis e seguros, preservando a identidade culinária e cultural da sua família e da região de origem.

Conclusão

Ter uma agroindústria é um plano que precisa ser montado com processos bem organizados, exigindo que você atue não só na produção mas também em outras áreas como gestão e finanças. Apesar disso, é um esforço que trará excelentes recompensas para a sua família e para o consumidor final.

Precisa de ajuda para começar o seu próprio negócio? Conte conosco para saber mais sobre como implantar uma agroindústria. Visite nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Assine a newsletter

Fique por dentro das novidades.

O que você está buscando?

Envie sua mensagem
Fale conosco!
WhatsApp Suck Milk
Olá,
estamos aqui para te ajudar!